top of page

Novidades

Frutos da Época: Romã

 

A Romã é um fruto conhecido há milhares de anos, rico em fibra, potássio, vitamina C e antioxidantes. A maioria das Romãs consumidas em Portugal são provenientes de Espanha e a melhor época é de fins de Setembro até início de Dezembro.

 

É um fruto que dura cerca de um mês fora do frio e apenas se comem as sementes, uma vez que as membranas brancas são amargas.

Frutos da Época: Diospiro

 

O diospiro é um fruto proveniente da Ásia (China e Japão), sendo conhecida como “ A fruta dos deuses”. É rico em vitamina A, mineras, potássio, betacaroteno e tem propriedades antioxidantes. A época ideal para o saborear é durante os meses de Outubro, Novembro e início de Dezembro.

 

É um fruto que deve ser consumido maduro, pois quando está verde é demasiado amargo. Deve manuseá-los com cuidado pois é um fruto muito delicado e deve conservá-lo no frio para que não amadureça demasiado (fica demasiado mole). Pode comê-lo ao natural, juntar um pouco de canela ou fazer uma grande variedade de doces.

Os benefícios da Maçã

 

   A maçã é uma excelente fruta para a promoção e manutenção da nossa saúde, pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, e também pela sua escassez em gordura saturada, colestrol, sódio e calorias.

 

   Frutos ricos em fibras, como a maçã, promovem a saciedade, prevenindo a ingestão exagerada de alimentos, ajudando a manter um peso saudável. Sempre que possível, consuma a maçã com casca pois é aí que se encontra a maior parte da fibra do fruto, que é tão importante para o nosso corpo.

Receita: Tarte de Maçã

 

   Ingredientes:

Massa:

- 1 ovo

- 150g de Açúcar

- 250g de Farinha

- 100g de Manteiga derretida e fria

- Essência de Baunilha

 

Recheio:

- 8 a 10 Maçãs Golden

- 2 paus de canela

- 1 pitada de canela em pó

 

   Preparação:

   Descasque e coza 6 a 8 maçãs com os paus de canela e a canela em pó. De seguida, esmague as maçãs.

   Prepare a massa, amassando todos os ingrdientes até formar uma massa homogénea.

   Forre uma tarteira com a massa e coloque o recheio (maçãs golden cozidas). Descasque as restantes maçãs e disponha-as por cima do creme.

   Leve ao forno aquecido a 180ºC e deixe cozer até ficar douradinha.

   Enfeite com canela ou açúcar em pó ou passe com glassé após a cozedura.

 

 

bottom of page